4 Dicas de disciplina em sala de aula

4 Dicas de disciplina em sala de aula
15 jul 2015

Quem é professor sabe bem como é difícil controlar os alunos. Confira no texto de hoje algumas dicas de disciplina em sala de aula para botar ordem na turma.

 

Cada dia de trabalho na vida de um professor, principalmente daqueles que estão começando na carreira, é um desafio as suas habilidades de ensino e administração de alunos. Principalmente no que diz respeito a disciplina em sala de aula.

 

O fator humano e o comportamento instável das crianças e adolescentes influenciam consideravelmente no desempenho de professores e alunos dentro da sala de aula. Por isso no texto de hoje nós separamos algumas dicas para te ajudar a administrar suas turmas sem estresse.

 

disciplina em sala de aula

 

Como aplicar a disciplina em sala de aula

 

1 – Mantenha a calma

 

Manter-se calmo e não levantar a voz é a melhor forma de prender a atenção dos alunos. Você é o principal exemplo dentro da sala e os alunos se espelharão no seu comportamento. Por isso, se você quer que seus alunos mantenham a ordem e tenham compostura dentro da sala, mostre a elas exatamente o que se espera deles.

 

2 – Respeite o silencio

 

Não adianta tentar competir com dezenas de alunos falando de uma vez só, por isso nem adianta falar qualquer coisa até que a sala esteja em silêncio. Por isso espere até que cada aluno se dê conta da sua presença, sem falar ou chamar atenção. Dessa forma serão os próprios alunos que decidirão calar-se e prestar atenção.

 

3 – Inove na comunicação

 

Existem muitas outras formas de se comunicar com os alunos além da sua voz. Gestos como levantar a mão, bater palmas e contato visual costuma ser bastante efetivos para alertar os alunos sobre o que está acontecendo. No caso de muita bagunça, apagar e acender as luzes rapidamente também costuma funcionar muito bem.

 

4 – Converse e resolva problemas

 

Sempre que houver problemas ou desentendimentos mais intensos procure conversar com os alunos envolvidos de forma reservada. Seja positivo e faça perguntas sinceras, sem acusar o aluno de mal comportamento. Ofereça ajuda e conselhos para criar uma relação de respeito entre você e o estudante.

 

disciplina em sala de aula

 

E aí, gostou das nossas dicas? Então deixe aqui suas observações, comentários e ideias. Também não deixe de acessar o nosso site e conferir o Sistema de Correção de Provas da MestreGR, uma ferramenta inteligente que pode transformar a sua experiência como professor.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.