Como conscientizar os alunos

Como conscientizar os alunos
07 jun 2019

Na semana mundial do meio ambiente, a MestreGR trouxe dicas de como a escola pode conscientizar os alunos para separar o lixo, a fim de destiná-lo adequadamente e até mesmo diminuir a quantidade produzida.

Muito tem se falado sobre sustentabilidade do planeta, escassez de recursos naturais e preservação ambiental. Por isso, é importante que essa temática não fique de fora dos debates na escola.

Uma das maneiras de envolver os alunos nesse assunto e promover o desenvolvimento de uma consciência crítica pode ser por meio de campanhas de conscientização para separar os materiais descartados, a fim de destiná-los adequadamente e até mesmo diminuir a quantidade de lixo produzida.

Distribuindo lixeiras de coleta seletiva, com esta ação, que segue a necessidade de redução do volume de lixo produzido, visa levar os alunos (e toda a comunidade escolar) a repensar as questões ambientais. As lixeiras coloridas são um ótimo incentivo visual para que a atitude se materialize.

  • amarela: metais;
  • azul: papel e papelão;
  • verde: vidro;
  • vermelha: plástico.

Grupo, de, diverso, crianças, aprendizagem, meio ambiente, em, fazenda Foto Premium

Tanto os adultos, como professores e funcionários, quanto as crianças, desde as mais novas, podem ser estimulados a utilizar as novas lixeiras por meio de campanhas educativas. Como palestras com ambientalistas, membros de associações de catadores e funcionários da prefeitura, gincanas e mutirões de limpeza.

Não basta regularizar a separação do lixo. É necessário ensinar a comunidade escolar a utilizar as lixeiras, ou seja, as crianças precisam aprender a reconhecer os materiais para separar, acondicionar e destinar corretamente o que puder ser reutilizado ou reciclado. Desde os alunos da educação infantil até os do ensino médio, todos podem ser convocados a reforçar atitudes positivas ou, se for o caso, mudá-las para que se engajem no projeto.

Além do lixo orgânico, que vai para as lixeiras comuns, os alunos vão aprender a descartar adequadamente latinhas, embalagens, restos de material de escrita, plástico e papéis. Todos têm que estar limpos e secos.

Essas atitudes ajudam a desenvolver cidadãos conscientes das questões ambientais e cada vez mais envolvidos com a preservação do planeta.

Share

Mestre GR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.