Como os sistemas de correção de provas podem melhorar o desempenho do corpo docente

Como os sistemas de correção de provas podem melhorar o desempenho do corpo docente
14 ago 2019

A correção de provas geralmente tem dois tempos: do professor, sozinho em casa, e com a turma, na frente da lousa. Não é que esses sejam tempos desperdiçados, mas podem ser melhor aproveitados para aumentar o rendimento de ambos e otimizar a aprendizagem

Pergunte a qualquer profissional, de qualquer campo de atuação, qual é o fator mais importante para realizar um trabalho de qualidade e a resposta será “tempo”. Nas escolas não é diferente, já que o desempenho do corpo docente é testado a cada minuto gasto com as correções de provas.

Uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o professor brasileiro gasta até 22% do seu tempo com a correção de provas. Esse resultado impacta diretamente na qualidade do ensino o que tem levado algumas escolas a buscarem soluções para o problema.

É aí que coordenadores devem se perguntar: o que fazer para otimizar o tempo e, consequentemente o desempenho dos professores, ao mesmo tempo em que a sua qualidade de vida seja priorizada?

Grupo de diversos adultos idosos na aula de informática Foto gratuita

 

Melhorando o desempenho do corpo docente

A tecnologia pode ajudar as instituições da área da educação a aumentar a efetividade com uma ferramenta bem simples: o sistemas de correção de provas. Afinal de contas, as correções demandam tempo, mas não podem ser deixados a lado.

Pense bem, todos os meses os professores têm centenas de provas, atividades e simulados que devem ser corrigidos. Cada uma delas exige extrema atenção e paciência, o que inevitavelmente demanda horas e mais horas de trabalho.

Nesse tempo o gasto os professores poderiam estar realizando pesquisas, estudos e desenvolvendo ótimos materiais didáticos. Sem falar na grande melhora que a otimização do tempo pode proporcionar na qualidade de vida do profissional.

Um sistema de correção de provas pode, ainda, ajudar a aproximar o gestor escolar da sala de aula. Isso acontece porque a ferramenta também gera relatórios personalizados a partir da nota de cada aluno. Com o gráfico em mãos, é possível verificar a evolução dos resultados dos estudantes ao longo do tempo.

Na gestão digital de provas você não só facilita muito a vida dos professores, mas também valoriza a sua equipe e o potencial intelectual que ela possui. O que é indispensável para criar um ambiente de ensino respeitável e efetivo.

 

Com o MestreGR é possível:

– Corrigir Provas

– Corrigir Simulados

– Corrigir Redações

– Prova online

– Correção de Pesquisas

– Cartões dinâmicos

– Criar Banco de Questões

– Gerar Prova Impressa

– Gerar cartões automáticos com QRCode do Aluno

– Gestão em ambiente de Rede de Escolas

– Acesso ao Portal do Professor

– Acesso ao Portal do Aluno

– Integração para importação e exportação dos dados

– Leitura dos Cartões via Scanner / Leitora LC3000 e Foto

Quer saber mais obre os benefícios de adotar um sistema de gestão de provas na sua instituição? Entre em contato conosco e solicite uma apresentação!

 

Share

Mestre GR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.