Elaborando Provas Eficientes

Elaborando Provas Eficientes
30 abr 2015

Apesar de ser mal vista pelos alunos e muito questionada quanto a seus resultados, as provas – quando bem elaboradas – ainda podem ser um ótimo método de avaliação.  Confira no post de hoje como fazer boas provas!

 

O foco do trabalho nas escolas já não é mais apenas ensinar, e sim garantir que o aluno aprenda. Neste novo modelo, a aplicação de provas tem sido mal vista por muitos professores e sua efetividade como principal método de avaliação nunca foi tão questionada.

Infelizmente, isso acontece por que muitos professores ainda não entenderam como elaborar boas provas. Pensando nisso, decidimos explicar como elaborar provas eficientes no texto de hoje.

 

provas

 Como elaborar provas eficientes

 

  1. Ao elaborar uma prova é necessário deixar seu perfil e objetivo muito bem traçados. Defina se as questões serão dissertativas, associativas ou objetivas e deixe bem claro para os alunos como elas serão avaliadas.
  2. O principal problema que pode ser frequentemente avaliado nas provas, é que elas não têm coerência com as atividades e exercícios feitos em sala de aula.
  3. Evite as pegadinhas. Embora elas sejam boas para avaliar a atenção do aluno, fica impossível saber se de fato ele apreendeu o conteúdo se ele cair na armadilha.
  4. O tempo de duração da prova deve ser observado. Provas muito longas podem se mostrar exaustivas para os alunos e levar um rendimento abaixo do esperado.
  5. Evite questões muito diretas, principalmente aquelas que começam com “o que é”. Contextualize as questões de forma a provocar o raciocínio do aluno e evitar respostas decoradas.

 

provas

 

A verdade é que a prova ainda tem muita relevância como método avaliativo. Com uma abordagem inteligente e um planejamento preciso a prova pode ser uma grande aliada, não somente na avaliação e diagnóstico do aprendizado do aluno, mas também para que o professor possa aperfeiçoar e adaptar seus métodos de ensino.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.