Gestão de tempo em sala de aula

Gestão de tempo em sala de aula
13 jun 2019

É muito comum textos acadêmicos abordarem a falta de tempo dos estudantes para executarem as tarefas solicitadas pela escola. No entanto, pouco se lê sobre a gestão de tempo de quem educa. Talvez porque o educador seja apenas um em salas de aula com 40, 50 alunos ou porque sugere-se que ele, como professor, saiba gerenciar suas atividades por ser considerado experiente na docência.

Planeje as aulas com antecedência:

O primeiro passo para que as aulas tenham um ritmo adequado, com início, meio e fim, o ideal é saber alguns detalhes, como: qual é o tempo total da minha aula?

Quanto tempo vou elencar para cada atividade, seja um exercício, uma discussão ou ainda uma apresentação de trabalho? Quais alternativas terei caso a aula seja interrompida com dúvidas ou algum imprevisto?

Planejamento é sinônimo de disciplina e de organização. Uma boa dica para melhorar a gestão do tempo é, dias antes do início das aulas, começar a treinar o conteúdo a ser proposto.

Cronometre o tempo de cada atividade e sempre contabilize uma possível participação dos alunos.

Dois, escola secundária, grupo estudante, sentando, em, biblioteca, com, ajuda, amigo, fazendo, dever casa, e, lição, prática Foto Premium

 

A partir do momento que você começa a planejar as aulas, vai perceber que, ao ficar mais experiente, precisará treinar cada vez menos, conseguirá identificar melhor as necessidades da sua turma e o que pode ser feito para melhorar suas aulas. O importante é nunca parar de se aprimorar.

Direcione a discussão em sala

Para evitar atropelos ou que um aluno fale mais que os outros, conduza a discussão de forma equilibrada.

Use frases do tipo “Alguém quer fazer mais um comentário? ”, “Temos tempo para mais duas intervenções” para organizar melhor as participações.

Se o educador pretende que a maioria da turma continue envolvida, ele deve exercer esse papel de mediador.

Por isso é muito importante que ele esteja atento a todas as intervenções para não perder momentos significativos, que podem levar a novas reflexões.

Alto-falante, ligado, a, fase, frente, a, sala, com, vista traseira, de, audiência, em, pôr, mão, cima, acton Foto Premium

Use a versatilidade como aliada

Um professor pode ser ao mesmo tempo um confidente, um mestre, um amigo, um conselheiro e até um comediante, caso perceba que a aula pode ter pitadas de humor.

O mais importante é saber o momento ideal para ‘atuar’ de acordo com o roteiro, ou seja, é preciso controlar os momentos de pausa, os momentos em que os alunos participarão e os momentos em que a aula será finalizada.

 

E então? Você já sabe como melhorar a gestão do tempo em sala de aula? Venha conhecer o MestreGR! Uma plataforma de fácil acessibilidade, completamente on-line que efetua a correção automatizada de provas e simulados de forma fácil e intuitiva. Além de oferecer todo o gerenciamento de resultados, qualifica a gestão do conhecimento da instituição através de gráficos e relatórios. Ficou interessado? Entre em contato conosco.

 MestreGR

 

Share

Mestre GR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.