Qual a importância do planejamento pedagógico?

Qual a importância do planejamento pedagógico?
27 jun 2019

O planejamento pedagógico, é uma maneira de organizar as atividades e os conteúdos que serão trabalhados na escola durante o ano letivo. Esse documento esboçará as intenções da escola, explicitando os objetivos que cada professor ou turma espera atingir ao final das aulas. Antecipar as situações e atividades durante o ano contribui para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e, ainda, evita que a equipe da escola seja pega de surpresa por alguns problemas.

Campus ou colegas de turma ajudam o amigo a encontrar o livro de exercícios e a aprender aulas em sala de aula Foto Premium

O planejamento pedagógico significa conhecer as necessidades e a realidade da instituição, estabelecer objetivos e metas, destinar recursos materiais e financeiros e gerir pessoas e tempo. Dessa forma, é possível antecipar obstáculos e antever ações, a fim de colaborar com o desenvolvimento educacional dos alunos.

No planejamento pedagógico, é essencial analisar dois aspectos da realidade escolar:

  • Realidade interna: reflete o número de docentes, a infraestrutura, as dificuldades enfrentadas pela gestão, os objetivos pedagógicos a serem atingidos, entre outros pontos relevantes;
  • Realidade externa: o relacionamento da escola com a família dos estudantes e com a comunidade na qual está inserida, o cumprimento com as exigências do Governo e do mercado, etc.

 

Um bom planejamento deve descrever claramente quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar.

Além de auxiliar os educadores na condução de aulas mais eficientes e dinâmicas, o planejamento pedagógico proporciona a troca de experiências e de ideias entre os professores e coordenadores pedagógicos. Ainda, busca a construção da unidade escolar, na qual todos os professores estejam trabalhando em prol dos mesmos objetivos.

Grupo multiétnico de jovens que estudam juntos em branco de Foto gratuita

O planejamento pedagógico não se trata apenas de um documento ou requisito inteiramente burocrático. Ele representa uma diretriz que oferece a oportunidade de levar a escola a repensar o seu papel, bem como a sua intencionalidade pedagógica. Consequentemente, a cada novo planejamento, a equipe tem a possibilidade de analisar e refletir criticamente o trabalho pedagógico que a escola está desenvolvendo.

Então, para que ele seja produtivo e eficaz, é fundamental que apresente objetividade, ordem sequencial, flexibilidade e coerência, cabendo ao educador, em conjunto com os demais membros da escola, adaptar o planejamento pedagógico. Para te auxiliar nesse processo conheça a nossa ferramenta. Acesse o site da MestreGR e fale com nossos consultores para conhecer a nossa ferramenta de correção de provas.

 

 

 

Share

Mestre GR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Aguarde...

Aproveite nossas promoções e novidades exclusivas!

Deixe seu e-mail e seja o primeiro a receber nossas novidades e promoções.